"Não queiras que as coisas que acontecem aconteçam como desejais; mas desejai que as coisas que acontecem sejam como são, e a vida vos fluirá tranquilamente." Epicteto

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Amanda Todd (filosofia cotidiana sobre a morte)

Acabei de ver o vídeo da menina que se matou, Amanda Todd, devido a um fato que poderia ter acontecido com qualquer um em sua pré-adolescência.
No começo pensei "que menina idiota, se matou só pq divulgaram a foto de seus seios na internet". Mas com o vídeo, percebi que não é só isso. Existiu muita coisa envolvida nesta história.
Por não ter maturidade, mostrou os seios na internet, seilá, pode te
r sido por qualquer motivo besta, o homem poderia ter a influenciado, sensibilizado, implorado. Pra quem é do sexo feminino, sabe que isso é muito provável acontecer, já aconteceu comigo. Pessoas falando o tempo todo "mostre o seu corpo", e você, como quem não conhece nada da vida, pode cometer um grande erro (que ainda bem não foi o meu caso, apesar de idiotas como esse cara na história de Amanda terem aparecido na minha).
Por causa de algo particular, apenas segundos mostrando o corpo, perdeu a sua vida, pois isso foi um efeito dominó. O cara divulgou na internet, todos os seus amigos e amigas descobriram, e a desprezaram. Acharam-na ridícula, puta, vulgar, idiota. Mas o que esperar isso de uma "criança"? Perdeu seus amigos, seu respeito, sua dignidade fazendo um pequeno ano idiota, ao qual ela não iria ganhar nada.
Sofrendo, carente, sem amigos, com depressão e ansiedade, utilizando drogas e alcoól, surge um garoto que diz gostar dela, e ela inocente (só pq mostrou os seios não quer dizer que não seja inocente), acreditou, e ele traiu com ela, já que tinha namorada (mais um idiota na escola). Afim somente de sexo e prazer, ela se fode mais uma vez. Com esperanças de que poderia recomeçar, ficou com ele, mas o povo do colégio descobriu, e sua vida caiu.
Um fato muito parecido acontecera comigo também, por isso consigo compreender mesmo brevemente a situação dessa moça.
Cara, ESPERANÇA é tudo.
Ninguém nunca te dá valor. Todo mundo te humilha. Sofre bullying. É a idiota da escola, o saco de pancadas.
E aí um qualquer chega e diz que quer ficar com você.
Os olhos brilham: poxa, alguém gosta de mim!
Perae, não é bem assim. E de fato isso se comprovou, comigo e com ela.
Pessoas só querem se aproveitar, terem certos momentos com você, e pronto, nada mais. Pensar que apenas um momento pode construir um sentimento, como aconteceu comigo, mas isso é irreal, pois não é recíproco.
Enfim, mais uma vez ela se fodeu. Tentou se matar várias vezes, sendo ridicularizada pela internet, ex-amigos marcando-a no facebook sobre venenos, morte, dizendo "tente um veneno novo, tente se matar outra vez, espero que dessa vez consiga", "espero que ela morra" "ela não merece viver". Tantas opiniões daqueles que lhe eram seus amigos dá nisso, na maioria das vezes. Suícidio.
Ninguém te quer por perto.
NINGUÉM.
Por que viver, então?
Ficar no quarto trancada.
Sozinha.
Chorando.
Sofrendo.
Sua vida foi perdida por causa de um ato pequeno.
Um ato que foi visto por alguém de má fé. Alguém que não tem boa vontade para com os outros.
Sua vida foi destruída.
O que resta é a morte.
Ou reconstruir.
Mas como ela já tinha tentado isso, se matou.
Onde estão os pais nessa hora, eu me pergunto?
O que eles fizeram esse tempo todo? Será que sabiam?
Ou melhor, será que tinham uma boa relação com sua filha? Se a relação foi boa, era possível que ela tivesse contado os problemas.
Parece que não houve interferência dos pais, PARECE.
Pra que serve pais, então? Só pra pagar as contas, dar brinquedos, lar e comida?
É claro que não...
Compreensão, comunicação, fidelidade, confiança, e principalmente AMOR. AMOR RECÍPROCO.
Era isso que essa menina precisava.
Choro por dentro, por ela.
Eu poderia ter acabado com algo parecido hj em dia.
Sofri coisas horríveis.
Mas eu tinha esperança de viver. Eu QUERIA viver. Me fudi, é claro, mas hoje estou de pé. Tantos quantos conheço que estão de pé também! Não sei se é melhor viver ou morrer, mas por ora aproveito aquilo que está ao meu alcance nesta terra. Quando eu morrer, aproveitarei do outro lado - se é que tem algo pra se aproveitar, só vou saber quando eu morrer.
Eu sei que ninguém vai ler isso.
Mas eu choro por vc, Amanda. Vc serve de exemplo para os próximos que vierem e se intrometerem nessa faca de dois gumes que se chama "internet". Vc é um exemplo. Se matou. Mas não por isso. Você fez uma escolha difícil. Mas escolheu por si própria, apesar das influências e pensamentos dos seus amigos falsos. É claro, eles te impulsionaram a fazer isso. Mas quem fez o ato foi você, não foi? Não foi eles que fizeram por você. Eles não te mataram. Foi você que fez. Assim como poderia ter seguido.
É uma escolha difícil. Admiro outros, por exemplo Kurt, por ter feito o mesmo. Pois é algo totalmente pessoal. Mas isso magoa pessoas. Tortura. Eu morreria se alguém que amo morresse. Mas ele escolheu isso - e não sei se posso dizer que eu deveria ser mais importante que sua vida, que deveria viver por mim, porque eu te amo. NÃO! VIVA POR VOCÊ, ASSIM COMO MORRA POR VOCÊ TAMBÉM. NÃO FAÇA ALGO QUE NÃO QUER PELOS OUTROS. AINDA MAIS SE ISSO TRATA DA SUA VIDA NESTA TERRA, OU EM OUTRA (A PÓS-VIDA, SE EXISTIR).
Adeus, Amanda, espero que esteja num lugar melhor!
Ou como diria Sócrates, não é preciso ter medo da morte, pq ela é o encontro de nossas almas com a verdade, seja ela qual for. Se descobriu a verdade, parabéns, se não descobriu, a escolha foi sua, pode ser que ainda a encontre.

Karolyni

*primeira postagem minha no blog com meu nome, minha personalidade cotidiana, meu eu mundano, nada a ver com meus sentimentalismos e mundo subjetivo. Esta é apenas minha opinião, meu pensamento objetivo sobre o assunto, e não subjetivo.

Um comentário: