"Não queiras que as coisas que acontecem aconteçam como desejais; mas desejai que as coisas que acontecem sejam como são, e a vida vos fluirá tranquilamente." Epicteto

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Palavras angustiadas de Cordélia (Maldição)

Johannes!

Não te chamarei "meu" Johannes, pois sei bem que nunca o foste; bem punida estou por ter permitido à minha alma que se deleitasse nesse pensamento; e contudo, chamo-te de meu; meu sedutor, meu enganador, meu inimigo, meu assassino, autor no meu infortúnio, túmulo da minha alegria, abismo da minha infelicidade. Chamo-te meu e a mim chamo tua, e tal como outrora de lisonjeava ouvi-lo, a ti que orgulhosamente te inclinaste para me adorar, deve agora soar como uma maldição lançada sobre ti, uma maldição para toda a eternidade. Não te regozijes com o pensamento de ter eu a intenção de te perseguir, de me armar com um punhal para excitar a tua troça! mas, para onde quer que fujas, ainda sou tua; vai até o fim do mundo, ainda assim serei tua; dá o teu amor a centenas de outras, ainda sou tua; sim, mesmo à hora da morte serei ainda tua. A pró´ria linguagem de que me sirvo contra ti deverá provar-te que sou tua. Tiveste a audácia de iludir um ser tão completamente que tudo te tornaste para esse ser, para mim, que terei o mais infinito prazer em me tornar tua escrava - pertenço-te, sou tua, tua maldição.
Tua Cordélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário